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Desenvolvimento de abordagens de business analytics na previsão de atrasos por congestionamento no Aeroporto de Congonhas

Processo: 19/04688-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Rodrigo Arnaldo Scarpel
Beneficiário:Rodrigo Arnaldo Scarpel
Instituição Sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão de negócios  Análise de séries temporais  Programação matemática  Métodos de classificação  Modelos preditivos  Transporte aéreo  Congestionamentos  Aeroportos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de séries temporais | Atrasos Por Congestionamento | métodos de classificação | métodos de formação de agrupamentos | métodos de previsão | Programação matemática | Analytics

Resumo

Business Analytics é definido como o estudo das competências, tecnologias e práticas usadas para avaliar continuamente as estratégias e operações das diferentes áreas das organizações, visando a obtenção de conhecimentos e orientações que auxiliem no seu planejamento. Tais estudos são executados utilizando diferentes métodos como análises operacionais e estatísticas, modelos preditivos e de classificação e técnicas de otimização. O presente projeto tem por objetivo desenvolver abordagens de Business Analytics, integrando métodos de previsão, de classificação e de formação de agrupamentos, por meio de técnicas de programação matemática, visando identificar padrões temporais na ocorrência de atrasos por congestionamento no aeroporto de Congonhas. Desde que o transporte aéreo no Brasil foi liberalizado, uma de suas consequências foi a concentração dos voos em alguns hubs. Embora a criação de hubs pareça benéfica às empresas de transporte aéreo e ofereça algumas vantagens aos viajantes, a concentração excessiva de voos em um hub pode resultar em impactos econômicos negativos denominados atrasos por congestionamento, os quais aumentam o tempo total de viagem dos passageiros e o custo operacional das empresas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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