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Urdindo novas tramas: trajetórias do sagrado

Processo: 97/12619-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Lisias Nogueira Negrao
Beneficiário:Lisias Nogueira Negrao
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Claude Lepine ; Josildeth Gomes Consorte ; Maria Helena Villas Bôas Concone
Bolsa(s) vinculada(s):02/05360-0 - A voz dos fiéis no candomblé reafricanizado de São Paulo, BP.MS
00/13540-3 - Os deuses da LBV: a Legião da Boa Vontade no campo religioso brasileiro, BP.MS
99/11228-3 - Deuses africanos e valores catolicos no candomble paulista., BP.IC
Assunto(s):Religiões  Sincretismo religioso  Pluralismo religioso 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo Religioso | Coexistencia Religiosa | Duplicidade Religiosa | Mobilidade Religiosa | Religiao | Sincretismo Religioso

Resumo

O presente projeto propõe-se investigar atitudes diante do sagrado e comportamentos de leigos e mesmo de especialistas dentro do campo religioso brasileiro que, embora de certa forma vagamente conhecidos, não têm obtido o merecido realce por parte da análise sociológica e antropológica, inexistindo estudos específicos sobre eles. Trata-se da vivência religiosa múltipla ou ambivalente do ponto de vista institucional, mas vista como legítima e mesmo necessária por parte dos agentes religiosos comuns. As análises quantitativas sobre o campo religioso, ao limitarem a vinculação do informante a apenas uma das vertentes religiosas nele presentes, perdem uma das características mais originais do mesmo, a duplicidade, além da dinâmica dos percursos e trajetórias religiosas dos agentes religiosos. São estes justamente os fenômenos que pretendemos estudar, abordando o referido campo dentro de uma perspectiva qualitativa que privilegie a ação religiosa individual e não os parâmetros institucionais. A hipótese da qual partimos é a de que existiria, dentro do campo a ser pesquisado, um "mínimo denominador comum" composto por um núcleo de concepções, crenças e atitudes religiosas, presentes em todas (ou na maioria das) religiões institucionalizadas, que possibilitaria o trânsito fácil entre elas e mesmo sua vivência concomitante. (AU)

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