Resumo
No Facebook e em outras mídias sociais mensagens não podem ser facilmente direcionadas para os diferentes públicos de amigos, colegas de trabalho e familiares, causando o que a literatura chama de colapso de contexto. Nossa hipótese é de que neste cenário em que o contexto específico se perde, os usuários podem tentar superar essa confusão optando pelo predomínio de um dos contextos. Embora alguns usuários desenvolvam estratégias para preservar a segmentação das identidades, adotando contas múltiplas com pseudônimos, por exemplo, pode ser que outros usuários terminem por adotar um contexto dominante para as mensagens. As curtidas recebidas por diferentes tipos de publicações podem funcionar como pistas quantitativas que orientam a escolha de qual identidade deve se impor na busca por um contexto unívoco. O público das postagens políticas pode ter oferecido mais curtidas que públicos de outros tipos de mensagens porque estava organizado e imbuído de disposição militante para reforçar as mensagens. Para testar essa hipótese, pretendemos selecionar um grupo de sujeitos com identidades políticas fortes e, com sua autorização, resgatar seu histórico de postagens e curtidas no Facebook. Cada uma dessas postagens será classificada de acordo com o contexto para o qual parecem ter sido produzidas. Essa classificação será subsidiada por entrevistas de trajetória de vida. O objetivo é verificar se há, no tempo, um aumento no número de postagens políticas e se esse aumento correlaciona com um aumento no número de curtidas políticas. Entre essas postagens políticas, verificaremos se predominam afirmações ou rechaços de identidade, ou meras expressões de opinião política. Pretendemos analisar também o padrão de curtidas do sujeito em postagens dos seus contatos: ou seja, uma vez que o contexto político se impôs, verificar se o sujeito passou a contribuir para que esse contexto também se impusesse nos seus contatos, em um processo viral de difusão da polarização política. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |