Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário

Processo: 22/06780-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernanda de Aragão e Ramirez
Beneficiário:Fernanda de Aragão e Ramirez
Empresa:Kander Serviços Online e Intermediação de Educação e Conteúdo Ltda
CNAE: Educação superior - pós-graduação e extensão
Atividades de apoio à educação
Município:
Pesquisadores associados: Carlos Alberto Pina Aragao ; Fernanda Furuno ; Marcia Zendron de Campos
Vinculado ao auxílio:19/16521-6 - Sistema para criação de objetos de aprendizagem pelos professores universitários, com base nos princípios do design e experiência do usuário (UX), AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):24/01053-5 - Desenho e avaliação de melhorias na experiência do usuário do projeto em P&D "Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário (UX)"., BP.TT
23/05202-2 - Processo desenvolvimento da engenharia Front-End do projeto em P&D "Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário (UX)"., BP.TT
23/03482-8 - Processo desenvolvimento Back-end do projeto em P&D "Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário (UX)"., BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/03484-0 - Processo de arquitetura e implementação do projeto em P&D "Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário (UX)"., BP.TT
22/14973-0 - Desenho e avaliação de melhorias na experiência do usuário do projeto em P&D "Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário (UX)"., BP.TT
22/12215-0 - Aprofundamento pedagógico e gestão do projeto em P&D Sistema de planejamento, criação e venda de cursos on-line por professores universitários, com base nos princípios de design e experiência do usuário (UX), BP.PIPE - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação a distância  Educação on-line  Experiência do usuário  Cursos de aperfeiçoamento  Plataforma (computação)  Plataformas de ensino e aprendizagem  Plataformas digitais  Design 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cursos On-line | Design | Ensino a Distância | Experiência do usuário | Ferramenta de autoria | Plataforma Bilateral | cursos on-line

Resumo

Uma vez que a tecnologia constantemente transforma a percepção do que seriam as novas atividades, que agora são mais complexas e abstratas, é fato que o acesso às tecnologias alterou as relações sociais, a vida econômica e o ambiente cultural em que vivemos. Na educação, por exemplo, aconteceram mudanças na percepção de como o aluno consome conteúdos instrucionais, uma vez que o ensino tem focado, cada vez mais, em como ele estuda. Este fato implica em repensar em como criar estes conteúdos e afeta diretamente os professores, tanto em suas funções docentes quanto em suas relações de trabalho. Este projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) refere-se ao desenvolvimento de um sistema web no qual o professor poderá idealizar, planejar, criar, administrar e comercializar seus cursos on-line, de forma bastante intuitiva, integrada e sem complicações. Para o aluno, a proposta de valor se concentra em ofertar qualidade educacional mediada por uma metodologia que privilegia o contato direto com o docente e ofereça experiências práticas via projetos e atividades concretas direcionadas à qualificação profissional. Para este projeto foi escolhida a gestão ágil de desenvolvimento (Scrum). Com base nos princípios de design e na experiência do usuário (UX) adotamos a premissa de que a concepção de um software voltado à educação tem especificidades que o diferencia de outros. Desta forma, consideramos a união entre alguns dos conceitos e métodos da engenharia de softwares com as teorias, orientações e referências da educação. Consideramos, também, a efetiva participação dos professores, dos estudantes e de outros stakeholders no processo de desenvolvimento do software, a fim de criar um ambiente rico em conhecimentos, experiências e retornos da utilização do sistema pelo usuário. Desta forma, a pesquisa partirá de requisitos de sistema de alto nível, num processo em que as características e requisitos específicos serão definidos, desenhados e desenvolvidos pelos usuários finais, alunos e professores, juntamente com a equipe de P&D, durante o processo de desenvolvimento do projeto. O sistema resultante desta pesquisa tem o objetivo de se tornar uma ferramenta que permita ao professor explorar suas potencialidades com liberdade docente e total autonomia, de maneira desintermediada, sem a necessidade de vínculos com Instituições de Ensino Superior. Como empresa, acreditamos que, ao oferecermos um ambiente de criação e venda estimulante ao professor, também geraremos melhores experiências de aprendizagem para o aluno, estimulando a curiosidade e a geração de novos conhecimentos. E, uma vez que o nosso modelo de negócios se baseia em uma plataforma de dois lados, com potencial efeito de rede cruzado, acreditamos que o foco estratégico da empresa deve ser estimular a produção e oferta de conteúdo educacional qualificado (produzido por mestres e doutores, seguindo requisitos mínimos de qualidade estipulados pela empresa) em grande escala que, por sua vez, apresenta grande capacidade de atrair alunos que buscam se qualificar através de cursos on-line. Nossa missão, a ser executada neste projeto, é unir quem tem o propósito de ensinar com quem tem o desejo de aprender e prosperar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)