Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrogênio natural no Brasil: prospecção para um business verde

Processo: 22/12650-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Corinne Arrouvel
Beneficiário:Corinne Arrouvel
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alain Alfred Prinzhofer
Assunto(s):Físico-química  Hidrogênio  Energia renovável  Exploração  Simulação  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:di-hidrogênio abiótico | Energia sustentavel | Exploração | geomimetismo | hydrogen economy | Simulações | Físico-química

Resumo

O mercado industrial do gás de hidrogênio (H2) sintetizado é frutuoso (mercado envolvendo dezenas de bilhões por ano) porque ele alimenta a indústria química dos fertilizantes, do petróleo. Com as necessidades de descarbonizar o ar ambiental mundialmente, a indústria do transporte está mudando para integrar as pilhas a combustível nos veículos privados e públicos. Entretanto, a síntese do hidrogênio não é limpa (obtido geralmente a partir metano, metanol, carvão) e fica cara se for obtida por eletrólise. Até hoje, o receio de investir em veículos limpos era o custo, mas com a crise do petróleo durante o período Covid e o crescimento da pesquisa na exploração do hidrogênio natural, o preço do hidrogênio entra em competição com o petróleo e o mercado pode atingir 700 bilhões de dólares em 2050. Nesses 3 últimos anos, as publicações estão crescendo e novos reservatórios estão descobertos ao redor do mundo. No Brasil, quatro estados foram investigados (Ceará, Roraima, Tocantins e Minas Gerais) e outras regiões estarão em estudo nesse projeto. A busca por novos reservatórios será feita analisando os proxies em campo e as simulações termodinâmicas e cinéticas para entender a gênese do hidrogênio, sua difusão e acumulação por geomimetismo. A partir dos resultados, um plano de negócios será proposto por fim de divulgar as necessidades de acelerar a transição energética limpa em demonstrando o interesse da R&D acoplada ao apoio industrial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, PABLO; ARROUVEL, CORINNE; STAVALE, FERNANDO. Zinc blende ZnS (001) surface structure investigated by XPS, LEED, and DFT. VACUUM, v. 229, p. 7-pg., . (22/12650-9)