Busca avançada
Ano de início
Entree

Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico

Processo: 22/02850-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2028
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Lourenço Chacon Jurado Filho ; Maria Inês Almeida Cardoso
Bolsa(s) vinculada(s):23/04718-5 - A relação ensino-pesquisa para a implementação de oficinas de produção de textos escritos no 2º ano do ensino fundamental, BP.EP
23/04719-1 - A relação ensino-pesquisa para a implementação de oficinas de produção de textos escritos no 3º ano do ensino fundamental, BP.EP
23/04720-0 - A relação ensino-pesquisa para a implementação de oficinas de produção de textos escritos no 5º ano do ensino fundamental, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/04721-6 - A relação ensino-pesquisa para a implementação de oficinas de produção de textos escritos no 1º ano do ensino fundamental., BP.EP
23/04722-2 - A relação ensino-pesquisa para a implementação de oficinas de produção de textos escritos no 4º ano do ensino fundamental, BP.EP
23/02317-3 - Mecanismos de junção e(m) textos da Tradição Discursiva prescritiva: um olhar para escrita inicial no Ensino Fundamental I, BP.IC
23/02791-7 - O sentido de tempo na tradição discursiva narrativa: uma abordagem linguístico-discursiva da escrita inicial no Ensino Fundamental I, BP.MS
23/02247-5 - O sentido de contraste na tradição discursiva argumentativa: uma abordagem linguístico-discursiva da escrita inicial, BP.DR
23/02325-6 - O papel das tradições discursivas orais na escrita inicial em contexto do PEJA, BP.MS
23/02331-6 - Mecanismos de junção e(m) textos das Tradições Discursivas narrativa e prescritiva: um olhar para escrita inicial em contexto do PEJA., BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Escrita  Letramento  Oralidade  Ensino da escrita  Heterogeneidade  Práticas discursivas  Ensino e aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | escrita

Resumo

Esta pesquisa compõe-se por uma parte teórica e por uma parte aplicada. Teoricamente, busca um ponto próprio de observação de Tradições Discursivas (TDs), como matéria e produto de linguagem, propondo uma redefinição que abarque o conceito introduzido por Kabatek (2005a). Para isso, investiga o processo de constituição de práticas discursivas, tomadas como TDs, partindo da ideia de que os elementos juntivos do texto, considerados em espaços determinados, na qualidade de espaços de repetibilidade, são sintomas de diferentes TDs, bem como da composicionalidade de uma TD. Esses espaços de repetibilidade mostram os diferentes tipos de circulação do escrevente pelo que imagina ser: (a) a gênese da escrita; (b) o código escrito institucionalizado e (c) o já-falado/escrito, os quais, para o analista, constituem três eixos de observação da heterogeneidade constitutiva da escrita. Esses eixos, ao lado de um critério bidimensional (sintático e semântico) de descrição da junção oracional, constituirão os instrumentos metodológicos para a identificação das TDs. Em sua parte aplicada, como um dos resultados esperados, pretende abrir uma discussão relacionada ao ensino da escrita. Para tanto, sustenta a hipótese de que as TDs têm feito parte dos aspectos 'ocultos' do letramento acadêmico (STREET, 2009), expressão que o autor utiliza para mostrar que certos aspectos da produção do texto, cobrados no momento da avaliação, não são explicitados no processo de ensino e aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)