Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação numérica e experimental da interface do concreto de alta resistência e concreto de altíssimo desempenho com fibras

Processo: 23/04403-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Lisiane Pereira Prado
Beneficiário:Lisiane Pereira Prado
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Emerson Felipe Félix ; Ricardo Carrazedo
Bolsa(s) vinculada(s):25/01437-0 - Investigação das propriedades mecânicas do Concreto de Ultra Alto Desempenho com fibras de aço e polipropileno considerando a idade inicial e envelhecimento acelerado., BP.IC
Assunto(s):Concreto  Concreto de alta resistência  Concreto de alto desempenho  Concreto reforçado com fibras  Rugosidade  Análise numérica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Numérica | Concreto de alta resistência (CAR) | Concreto de altíssimo desempenho reforçado com fibras (UHPC) | Interface | rugosidade | Concreto

Resumo

O concreto de altíssimo desempenho com fibras (UHPC - sigla em inglês) possui propriedades mecânicas elevadas, boa durabilidade e elevada adesão. O mesmo surge como opção de preenchimento na ligação dos elementos pré-moldados de concreto, na utilização de reparos estruturais e na recuperação de estruturas de concreto normal ou de alta resistência. A associação entre concretos cria uma interface dos materiais. Para garantir que a interface do UHPC com o concreto tenha um bom funcionamento, é necessário analisar a resistência e a rigidez entre os materiais. Neste cenário, o projeto consiste de uma investigação de modelos numéricos do comportamento da interface do concreto de alta resistência (CAR) e o concreto de preenchimento (UHPC). Serão considerados diferentes fatores que influenciam o comportamento da interface: variações das resistências mecânicas do CAR e do UHPC, os tipos de rugosidades na interface e os diferentes conjuntos de ensaios de aderência para caracterizar a resistência da interface, ou seja, tração, cisalhamento e cisalhamento combinado com compressão. Pretende-se estudar as misturas do CAR e do UHPC utilizando Cinza de Casca de Arroz (CCA) como substituição parcial aos materiais finos para investigar os efeitos das variações das resistências mecânicas na interface dos concretos. Análises paramétricas serão realizadas para determinar a combinação de ensaios de aderência que melhor represente o comportamento dos esforços na interface do CAR e o UHPC. Além disso, pretende-se propor modelos analíticos que represente a resistência da interface considerando as variações das classes de resistência do concreto de alta resistência (CAR) e as rugosidades das superfícies: agregado graúdo exposto, agregado fino exposto, chave de cisalhamento, malha expandida, fibra exposta e uma superfície referência sem tratamento (lisa). Portanto, o estudo visa contribuir para um melhor entendimento do comportamento da interface de concretos com o UHPC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)