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43o. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Urdiduras metodológicas: disposições e escolhas na pesquisa em História da Arte

Processo: 23/08488-4
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 23 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Letícia Coelho Squeff
Beneficiário:Letícia Coelho Squeff
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Historiografia  História da arte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comitê Brasileiro de História da Arte | História da arte: metodologia | Histórias da história da arte | Historiografia da Arte | Materialidades e tecnologias na produção e escrita da arte | História da Arte

Resumo

O 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, programado para se realizar em outubro de 2023, em Juiz de Fora, Minas Gerais, almeja a difusão de diferentes percursos de metodologia de pesquisa. Para tanto, o edital que veio a público no início do ano convidou historiadoras e historiadores da arte a exporem as urdiduras que tecem no dia a dia de seus estudos suas investigações. A noção de tecelagem surge, aqui, como metáfora dos alinhavos estruturantes da pesquisa e da própria escrita da história da arte. Grosso modo, tecelagem corresponde ao entrelaçamento ordenado de diferentes fios para a criação de um mesmo tecido. Um primeiro conjunto, conhecido por urdidura, estende os fios em paralelo no sentido do comprimento do tear. Abre, assim, caminho para a trama, que passa em sentido transversal pelos linhas já dispostas. A urdidura alude ao delineamento primordial da pesquisa: os arranjos que propõem trajetos e que definem conceitos, dispositivos, protocolos e técnicas que irão preparar o discurso historiográfico. A partir desse mote, o 43º Colóquio do CBHA quer evidenciar como se estruturam as investigações em história da arte e seus possíveis alinhamentos e desdobramentos disciplinares.A partir daí, foram previstos cinco eixos temáticos: (1) o que aborda a eleição de objetos de pesquisa, discutindo motivações, referências e processos de escolha; (2) o dos métodos em si, incluindo a adoção de conceitos operacionais; (3) a construção da pesquisa, discutindo a materialidade das investigações e já antecipando suas eventuais contribuições à História da Arte como disciplina e, por fim, (4) a urdidura, ela mesma, voltada à construção dos problemas de pesquisa, sua arquitetura, sua contextura, sua teia. Um último eixou abriu-se para a possibilidade de divulgação de pesquisas em andamento. (AU)

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