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Software de realidade virtual para criação de projetos arquitetônicos modulares

Processo: 23/12198-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Fulvio Ramos Roxo
Beneficiário:Fulvio Ramos Roxo
Empresa:T de Moraes Alves Arquitetura
CNAE: Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Município: São Paulo
Pesquisadores associados:Taís de Moraes Alves
Bolsa(s) vinculada(s):24/00545-1 - Software Archflex VR: Desenvolvimento de Biblioteca Modular, BP.TT
24/03438-1 - Software de realidade virtual para criação de projetos arquitetônicos modulares, BP.PIPE
Assunto(s):Desenvolvimento de software  Realidade virtual  Periféricos de computador  Projeto de arquitetura  Projeto arquitetônico assistido por computador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Modular | Construção industrializada | Desenvolvimento de Software | economia digital | Software de Realidade Virtual | Ferramentas Digitais de Projeto

Resumo

Propomos aqui o desenvolvimento de um software em Realidade Virtual operado através de óculos virtuais e controladores específicos para criação de projetos de arquitetura modular em fase de estudo de viabilidade. Chamado de Software Archflex VR, essa ferramenta de criação de projetos terá como ponto de partida o Software Archflex Desktop, atualmente em estágio de revisão final da versão alfa, e terá seu desenvolvimento baseado na engine Unreal. O Software Archflex VR contará com uma biblioteca de componentes modulares que seguem o módulo de 1,2m e que se encaixam conforme regras e princípios pré-definidos, tornando a criação de projetos intuitiva e lúdica. Soma-se à facilidade de ter como ponto de partida de projeto uma curadoria criteriosa de componentes a possibilidade de criar em ambiente imersivo, envolvendo a tela em torno do usuário e simulando a construção final com grande fidedignidade, contribuindo assim para evitar erros de projeto e para melhorar a comunicação com os usuários finais. Além disso, o software disponibilizará dados de orçamento e impacto ambiental em tempo real, estimulando assim soluções que equacionem emissões de carbono desde as fases de concepção do projeto e apoiando um planejamento financeiro adequado para viabilização dos empreendimentos projetados. Uma solução de exportação para Revit, já implementada na versão Desktop do software, permitirá ao usuário dar continuidade a projetos criados em VR. Devemos destacar ainda que o software será integrado ao Marketplace de Componentes Modulares Archflex, um aplicativo já desenvolvido no qual o usuário poderá acessar a lista de produtos utilizados em cada projeto criado em VR e realizar compras complexas com grande comodidade. Tendo em vista o crescente interesse em tecnologias imersivas em realidade virtual e um contexto de busca por soluções que contribuam para o aumento da produtividade do setor da construção civil e para a mitigação de seus impactos ambientais, temos confiança de que integrar Realidade Virtual, construção modular e dados de impacto ambiental em um software de criação será uma contribuição significativa para o setor. O Plano de Pesquisa é organizado em torno de 3 eixos complementares - Programação, UI (User Interface) e UX (User Experience), e Biblioteca de Componentes Modulares - e pretendemos atingir um grau de maturidade STRL 5 ao final deste projeto, com uma versão alfa interna funcional. (AU)

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