Busca avançada
Ano de início
Entree

LAGRANGE - Análise Tribólogica Utilizando Inteligência Artificial

Processo: 24/01785-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:João Paulo Papa
Beneficiário:João Paulo Papa
Pesquisador Responsável no exterior: Christian Greiner
Instituição Parceira no exterior: Karlsruhe Institute of Technology (KIT), Alemanha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Aprendizado computacional  Tribologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Tribologia | Aprendizado de Máquina

Resumo

Tribologia diz respeito à uma área de pesquisa que estuda o processo de fricção entre componentes mecânicos. Dado que a fricção demanda mais energia, explorar o comportamento dos elementos durante o seu processo de interação é crucial para minimizar perdas. Muito embora tenham sido utilizadas nas mais diversas áreas, técnicas de aprendizado de máquina também têm sido consideradas para lidar com estudos em tribologia. Entretanto, a grande maioria das abordagens possui algum contato físico com os materiais envolvidas visando a capturas informações de fricção, o que pode interferir e degradar a área de interesse. Nesta proposta, objetivamos empregar uma abordagem sem contato baseada na difração de raios-X (XRD) para a captura de imagens das áreas envolvidas e posterior análise utilizando técnicas de aprendizado de máquina, visando correlacionar dados com parâmetros tribológicos. Nós hipotetizamos que XRD e aprendizado de máquina são ferramentas poderosas para avançar em estudos sobre tribologia, obtendo correlações mais precisas do que abordagens que precisam estar em contato com a região afetada para obter suas informações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)