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A equidade no ensino de matemática a partir de práticas pedagógicas adequadas às necessidades dos estudantes neurodivergentes: discutindo o ensino colaborativo na região metropolitana de São Paulo

Processo: 23/11713-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Manrique
Beneficiário:Ana Lúcia Manrique
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Armando Traldi Júnior ; Elton de Andrade Viana ; Rogério Marques Ribeiro
Assunto(s):Educação matemática  Práticas pedagógicas  Aplicativos móveis  Educação para deficientes  Região metropolitana  Qualidade da educação  Estudantes  Transtorno do espectro autista 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aplicativos | Bncc | educação matemática | neurodiversidade | Praticas pedagogicas | Educação Matemática

Resumo

O projeto propõe uma investigação sobre a consolidação de práticas pedagógicas que incluem estudantes neurodivergentes, tais como os identificados com Transtorno do Espectro Autista, no cenário de relações que se estabelecem entre a política pública estadual, o movimento da neurodiversidade e as contribuições acadêmicas oriundas da Educação Matemática. Assim, o presente projeto se justifica nas tendências internacionais que prenunciam uma educação que tem como rumo a personalização das atividades e tem como objetivo geral: discutir a complexidade da prática pedagógica que se estrutura no ensino de matemática na perspectiva de incluir estudantes neurodivergentes nas escolas estaduais da Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, assumimos como objetivos específicos: (1) compartilhar com professores da educação básica de duas escolas estaduais da região metropolitana do estado de São Paulo as tensões percebidas no desenvolvimento das atividades em salas de aulas, assim como as potenciais aprendizagens ocorridas no processo; (2) identificar com os professores lacunas no trabalho didático que possam ser superadas com um exercício coletivo de proposição de práticas inclusivas no ensino de matemática e que alcancem a inclusão de estudantes neurodivergentes e (3) consolidar um grupo de trabalho formado pelos professores das duas escolas estaduais participantes que se constitua como referência após o desenvolvimento do projeto para a continuidade. O apoio teórico é a abordagem conhecida como Desenho Universal para Aprendizagem e as concepções teóricas e didáticas que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo do Estado de São Paulo na área de Matemática e suas Tecnologias. Como estratégias metodológicas, o projeto segue dois eixos de ação: Eixo Atividades Didáticas e Eixo Aplicativos, que se efetivarão a fim de alcançar como resultados: (1) compartilhar com professores da educação básica de duas escolas estaduais da região metropolitana do estado de São Paulo as tensões percebidas no desenvolvimento das atividades em salas de aulas, assim como as potenciais aprendizagens ocorridas no processo; (2) identificar com os professores lacunas no trabalho didático que possam ser superadas com um exercício coletivo de proposição de práticas inclusivas no ensino de matemática e que alcancem a inclusão de estudantes neurodivergentes e (3) consolidar um grupo de trabalho formado pelos professores das duas escolas estaduais participantes que se constitua como referência após o desenvolvimento do projeto para a continuidade. (AU)

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