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Vozes Performáticas: dissolvendo fronteiras

Processo: 24/14101-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Wania Mara Agostini Storolli
Beneficiário:Wania Mara Agostini Storolli
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Improvisação e Experimentação vocal | performance multimídia | Performatividade da voz | Vocal Performance Art | Voz e performance | Processos de Criação Vocal

Resumo

O texto que se segue traz informações atualizadas sobre os estudos da voz, considerando especialmente seu papel como geradora de linguagens artísticas singulares, reportando-se a artistas e pesquisadores que são referência no assunto. O enfoque do estudo é na qualidade performativa da voz, propondo-se uma reflexão sobre sua natureza e capacidade de transitar por diferentes meios, de criar novos espaços e interpenetrar tradições e culturas, de dissolver fronteiras, de gerar novas estéticas e novas possibilidades de escuta. O texto é dividido em três partes: a primeira com o título Voz e Performatividade traz inicialmente uma reflexão sobre a natureza do fenômeno vocal, considerando a voz sob diversos aspectos, especialmente sua dimensão performativa. Os principais teóricos aqui citados são Paul Zumthor, Doris Kolesch e Adriana Cavarero. A segunda parte, Vozes Performáticas e Processos de Criação, ocupa-se das linguagens artísticas singulares geradas a partir da pesquisa vocal, trazendo os processos criativos de artistas como Meredith Monk e Fátima Miranda. A terceira parte, intitulada Voz e Dissolução das Fronteiras, tem como foco a dissolução do que seriam as últimas fronteiras, possibilidade ampliada pela tecnologia. A introdução das novas mídias conduz ao surgimento de novas formas artísticas, entre as quais a própria Vocal Performance Art, que se manifesta enquanto performance multimídia. Observa-se como a troca de informações no mundo globalizado, através da tecnologia digital, pode também influenciar os processos criativos com a voz, acelerando a mixagem de tradições e culturas vocais distintas, num processo que coopera ainda mais para a dissolução das fronteiras. Espera-se com esse estudo contribuir para a expansão de uma área de estudos ainda timidamente representada no país. Realizado em nível de pós doutoramento, o projeto de pesquisa, sediado no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, teve o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que possibilitou sua realização tanto no país como no exterior, na Alemanha, Espanha e Estados Unidos, viabilizando assim um contato pessoal e ao vivo extremamente importante e produtivo com artistas da voz e renomados pesquisadores da área. A noção de que as vozes promovem a dissolução das fronteiras surgiu inicialmente no âmbito de investigação prática, da percepção de que a voz pode romper a clausura do corpo, ou seja dissolver as fronteiras entre o corpo e seu entorno. No decorrer da pesquisa, as fronteiras se multiplicaram, e pode-se perceber como a voz transita por muitas outras fronteiras, tornando-as difusas: entre corpo e palavra, entre corpo e tecnologia, entre povos e culturas, entre as linguagens artísticas, entre o eu e seu entorno. É a partir do trânsito entre estas múltiplas fronteiras, que se consolidam as linguagens artísticas singulares, das quais alguns exemplos encontram-se nas próximas páginas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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