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Estudo de viabilidade para o desenvolvimento de vertiportos para operações municipais e intermunicipais com equipamentos e-VTOL "electric vertical take-off and landing", na cidade de São Paulo - SP

Processo: 24/08420-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Operações de Transportes
Pesquisador responsável:João Paulo Acatauassú Martins de Lima
Beneficiário:João Paulo Acatauassú Martins de Lima
Pesquisadores associados: Gabrielli Alexandra Silva Bagattini ; Vanderlei Pegoraro Junior
Assunto(s):Aeronáutica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeronáutica | Aeroporto | Carro Voador | Evtol | Heliporto | Vertiporto | Vertiportos

Resumo

Com o advento das novas tecnologias de mobilidade urbana cada vez mais voltadas à sustentabilidade, temos visto de maneira recorrente a utilização de sistemas de propulsão elétricas em detrimento aos sistemas previamente utilizados, como os de combustão.Por conta das crescentes demandas por sustentabilidade e soluções em mobilidade urbana, algumas empresas decidiram empreender esforços para desenvolver aeronaves eVTOL "electric vertical take-off and landing", para que dessa forma conseguissem solucionar um problema que afeta as grandes metrópoles, o trânsito e congestionamento viário.Os eVTOLs surgem com a premissa de serem um transporte coletivo e acessível, 100% sustentáveis por serem movidos a bateria elétrica, com baixo ruído e um sistema de distribuição de sustentação entre vários rotores.Porém, no início das operações, os indicadores apontam que as operações de eVTOL na cidade de São Paulo serão equiparadas a operações com aeronaves de aviação executiva de táxi-aéreo (helicópteros). E o DCEA e a ANAC já soltaram diretrizes sobre o tema, e não serão utilizados os helipontos já homologados para este fim, tendo que ser desenvolvido todo um novo ecossistema para tal operação.É necessário que seja feito um estudo com levantamentos com possíveis locais de decolagem e pouso dentro da cidade de São Paulo, para que possamos mapear os melhores locais para desenvolver nosso vertiporto e atender às operações eVTOL.Por não se tratar de um "carro voador", as operações de um eVTOL necessitam de aeródromos específicos também conhecidos como "vertiportos".Por esta razão lançamos mão de um estudo de viabilidade técnica e econômica, a fim de que possamos desenvolver vertiportos no nível do solo com baixo custo, relevância geográfica, multimodal e com materiais sustentáveis (ESG).Além de unificar as soluções propostas por diferentes fabricantes de eVTOL.Segundo a Vertical Flight Society (VFS), a principal organização sem fins lucrativos do mundo que trabalha para promover o voo vertical, anuncia hoje que o número de conceitos de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) sendo monitorado em seu Diretório Mundial de Aeronaves eVTOL já ultrapassou 700 projetos de quase 350 empresas e inovadores em todo o mundo (AU)

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