IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - IX EPPEQ
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XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Ex...
Processo: | 25/01673-6 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Data de Início da vigência: | 17 de setembro de 2025 |
Data de Término da vigência: | 19 de setembro de 2025 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Química |
Pesquisador responsável: | Gustavo Bizarria Gibin |
Beneficiário: | Gustavo Bizarria Gibin |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ensino de ciências Ensino de química Formação de professores |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | ensino de ciencias | Ensino De Química | Formação de pesquisadores | formação de professores | Ensino de Química |
Resumo
Atentos às demandas de uma sociedade cada vez mais complexa e plural, reconhecemos a pertinência de que a luta pela equidade, garantia de direitos e produção de conhecimento devam ser esferas articuladas de um mesmo propósito social. No campo da formação de professores, as atuais políticas públicas de implementação do Novo Ensino Médio, tem exigido práticas interdisciplinares, inovadoras e que representam um desafio que merece mais estudos sobre o tema. A escolha do tema deve-se ao fato de que atualmente estão ocorrendo diversos problemas que envolvem direta ou indiretamente a Química, como a crise climática global, as queimadas no Brasil, as guerras entre Rússia / Ucrânia e Israel / Líbano e Palestina, os reflexos da pandemia de Covid-19, a disseminação de fake news, a ascensão de novas tecnologias, em específico as Inteligências Artificiais. Assim, tais temas influenciam no Ensino de Química e, dessa forma, tais temas vêm sendo recentemente estudados por meio de pesquisas acadêmicas, e devem ser divulgados em eventos científicos. Portanto, a escola e a Universidade, como partes relevantes da sociedade, devem promover discussões sobre essa temática, para produzir novos conhecimentos e promover avanços na área de Ensino de Química, em específico na formação de professores e de pesquisadores. (AU)
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