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Algas por toda parte: elementos orientadores para o ensino de Biologia

Processo: 25/02429-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Priscila Barreto de Jesus
Beneficiário:Priscila Barreto de Jesus
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Goia de Mattos Lyra ; João Rodrigo Santos da Silva ; ROBERTA SMANIA MARQUES
Vinculado ao auxílio:22/03234-1 - Evolução e diversificação de Phaeophyceae: explorando dados genômicos para a compreensão da taxonomia, filogenia e biogeografia das algas pardas, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Construção do conhecimento  Diagnóstico participativo  Algologia  Realidade virtual  Criptógamas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construção do Conhecimento | Diagnóstico Participativo | ficologia | Impercepção Botânica | Jogos didáticos | Realidade Virtual | Criptógamas

Resumo

Alga é um nome artificial que reúne organismos distantemente relacionados filogeneticamente, mas que são estruturalmente simples e fazem fotossíntese. São organismos essenciais para a compreensão da árvore da vida, dado que estão presentes em quase todos os seus ramos e estão envolvidos nos eventos de endossimbiose que deram origem aos cloroplastos, organela fundamental para a formação da atmosfera e para o desenvolvimento da vida na terra. As algas têm grande importância ecológica e econômica e encontram-se em situação de grave ameaça com as mudanças climáticas em curso. No entanto, o conhecimento sobre algas é uma lacuna importante na Educação Básica, o que resulta em uma sociedade que não valoriza a conservação dessa biodiversidade ou dos ambientes nos quais é encontrada. A presente proposta visa preencher essa lacuna, produzindo materiais e estratégias educacionais para abordar as algas e sua relevância de forma contextualizada para estudantes do Ensino Médio. Sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica, serão identificadas situações-problema relacionadas a corpos d'água no entorno do território escolar, envolvendo os estudantes em investigações para o aprendizado sobre algas de forma vinculada às questões sociais e políticas locais. Além disso, estratégias lúdicas, contando com jogos e realidade virtual, despertarão o interesse sobre a temática, contribuindo para a redução da impercepção botânica e para o desenvolvimento da visão crítica sobre a evolução e origem dos seres vivos. Tais ações educativas serão elaboradas e implementadas por uma equipe de especialistas, que constituirão uma Liga de Educação Ambiental, atraindo e comprometendo estudantes universitários com a contínua reflexão, produção de materiais pedagógicos e difusão de conteúdos científicos na rede pública de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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