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Otimização Estrutural, Território e Equidade

Processo:25/14015-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2026
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Josué Labaki Silva
Beneficiário:Josué Labaki Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:Campinas
Vinculado ao auxílio:22/02753-5 - Otimização e aplicações em interação dinâmica solo-estrutura, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Engenharia de transportes  Otimização estrutural  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emergência Climática | Engenharia de Transportes | Otimização Estrutural | Povos originários | Sustentabilidade | Sustentabilidade

Resumo

Esta iniciativa de pesquisa, intitulada Otimização Estrutural, Território e Equidade, reúne dois projetos de iniciação científica interligados que exploram a interseção entre engenharia estrutural, sustentabilidade e justiça social. A Linha 1 investiga como princípios de otimização estrutural e ambiental estão presentes em técnicas tradicionais de construção desenvolvidas por povos indígenas no Brasil. Por meio de modelagem computacional, análise de pegada de carbono e avaliação de desempenho termoestrutural, o projeto busca valorizar os saberes ancestrais da engenharia e promover soluções sustentáveis enraizadas em contextos culturais e territoriais. A Linha 2 foca no projeto e desenvolvimento de uma "Bag Sentável" - uma mochila estruturalmente otimizada e termicamente eficiente que também funciona como assento portátil para trabalhadores de entrega por aplicativo. Este projeto enfrenta a precariedade do trabalho em plataformas digitais por meio de uma engenharia socialmente referenciada, combinando otimização topológica, análise térmica e design inclusivo. Juntas, essas linhas de pesquisa promovem uma visão de engenharia decolonial e equitativa, ancorada em necessidades reais e moldada por uma colaboração interdisciplinar entre mecânica estrutural, estudos urbanos e justiça climática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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