Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico ambiental na porção de baixada da Bacia do Rio Itanhaém, SP: comparação de métodos e produtos de sensoriamento remoto

Processo: 96/03347-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1996
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Teodoro Isnard Ribeiro de Almeida
Beneficiário:Teodoro Isnard Ribeiro de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente  Caracterização ambiental  Sensoriamento remoto  Processamento de imagens  Bacia hidrográfica  Itanhaém (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Costeiro | Meio Ambiente | Processamento De Imagens | Sensoriamento Remoto

Resumo

Pretende-se avaliar a aplicabilidade de diversos produtos de sensoriamento remoto para fins de diagnóstico ambiental em áreas litorâneas. A região escolhida, Itanhaém, SP, apresenta uma grande variedade de formas de ocupação da terra (naturais e antrópicas), muitas das quais condicionadas pela geologia da planície. Considerando que esta é uma área plana, a utilização do sensoriamento remoto é bastante adequada, pois praticamente não existe o problema de sombreamento. A fim de atingir os objetivos citados, serão utilizadas fotografias aéreas pancromáticas como dado histórico (será utilizado um aerolevantamento efetuado em 1962), as quais serão interpretadas de acordo com a metodologia tradicional (produção de overlays). Além deste produto, serão processadas imagens multiespeciais Landsat TM e Spot XS. Como uns últimos produtos serão analisadas imagens de radar orbital (Jers 1-L) em papel, as quais serão interpretadas visualmente, com a produção de overlays. Ao longo de todo o projeto serão efetuadas viagens a campo para a verificação dos processamentos e interpretações efetuados. Ao final dos projetos serão produzidas cartas 1:50.000 dos resultados obtidos, sobre as quais será feita uma avaliação crítica quanto à qualidade das fontes de dados para cada tema analisado, bem como a determinação de um panorama ambiental da área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)