Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao e localizacao das celulas "nk-like entometrial" de camundongos atraves de tecnicas citoquimicas e imunocitoquimicas.

Processo: 96/12346-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Aureo Tatsumi Yamada
Beneficiário:Aureo Tatsumi Yamada
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Endométrio  Ultraestrutura  Reprodução 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Da Reproducao | Celulas Nk-Like | Endometrio | Imunicitoquimica | Ultra-Estrutura | Utero De Camundongos

Resumo

No período gestacional, ocorre um aumento substancial de células que, apresentam características fenotípicas semelhantes aos linfócitos citotóxicos efetores no ambiente uterino. São células globosas com o citoplasma repleto de grânulos PAS positivos contendo perforina e serina-proteases e, apresentam alguns antígenos de superfície idênticos aos da células NK (natural killer cells). Estas células, atualmente denominadas de "células NK-like Endometrial" (NK-E) são particularmente evidentes no endométrio de roedores (ratos e camundongos). No entanto, desconhece-se qual envolvimento destas células na biologia da reprodução. No presente trabalho pretende-se estudar em primeira instância a incidência e a localização das NK-E no endométrio gravídico de camundongos, seguida da morfologia e das formas de interação destas células. As análises serão estendidas desde o período pré-placentário (quinto dia) até o décimo sétimo dia de gestação, que antecede o parto. Serão utilizadas a citoquímica de lectinas como meio de identificação seletiva destas células ao nível da microscopia fotônica além da análise ultra-estrutural. Na segunda etapa com a utilização de anticorpos específicos em técnicas imunocitoquímicas será avaliada a natureza dos grânulos citoplasmáticos, com particular interesse nas enzimas proteolíticas para estabelecer a sua provável natureza lisosomal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)