Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao entre diferentes tipos de crioprotetores e metodos de envazamento no resultado do congelamento de semen equino.

Processo: 97/02981-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Fernanda da Cruz Landim
Beneficiário:Fernanda da Cruz Landim
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen  Congelamento  Equinos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Congelamento | Equino | Semen

Resumo

A primeira gestação obtida utilizando-se sêmen eqüino congelado aconteceu em 1957 e desde então os meios diluentes utilizados são à base de leite, gema de ovo, eletrólitos, açúcares e contendo 10% de glicerol como crioprotetor. No entanto, até hoje há uma grande variação individual quando se congela sêmen de garanhões no tocante a habilidade dos espermatozóides em resistir aos processos de congelação e descongelação. Desta forma o presente trabalho objetiva estudar o resultado da congelação de sêmen eqüino utilizando-se dois tipos diferentes de crioprotetores; o glicerol e o etilenoglicol, bem com dois métodos de envasamento; a palheta francesa de 0,5ml e o macrotubo alemão de 4ml. Além disso será analisadas através da Microscopia eletrônica de Transmissão o dano imposto às membranas celulares durante os diferentes protocolos de congelamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)