Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodos de enxertia e seu efeito na expressao sexual e na producao de pepino do tipo japones, cultivado em ambiente protegido.

Processo: 97/13385-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Rumy Goto
Beneficiário:Rumy Goto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente protegido  Transplantes  Pepino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Protegido | Cucurbitaceas | Enxertia | Expressao Sexual | Pepino

Resumo

Com o objetivo de avaliar a influência do método de enxertia na expressão sexual e na produção de plantas de pepino será instalado um experimento sob condições de ambiente protegido na Fazenda São Manuel pertencente à FCA/UNESP - Campus Botucatu, no mês de janeiro de 1998. Como portas-enxerto, serão utilizados os híbridos de abóbora Big Power e Kirameki e, como enxertos, os híbridos de pepino Nankyoku n° 1 e Natsu Suzumi. Os dois híbridos de pepino enxertados nos dois de abóbora, aplicando-se as três técnicas de enxertia (fenda simples, encostia e perfuração apical) mais os dois pé-francos, totalizando 14 tratamentos, serão distribuídos num delineamento de blocos ao acaso com 6 repetições e 5 plantas em cada. No porta-enxerto, as características a serem avaliadas antes (8 dias após semeadura) e depois (1 dia antes o transplante) da enxertia são comprimento e largura dos cotilédones e diâmetro e comprimento do hipocótilo. No pepino: diâmetro do hipocótilo logo abaixo das folhas cotiledonares, e comprimento e largura dos cotilédones. Após o transplante serão avaliados: altura da planta, número de folhas, número de ramos laterais, dias transcorridos até a floração,distribuição das flores femininas e masculinas nos ramos principal e secundários, comprimento e diâmetro do internódio entre 10° ao 11° nó, produção total e comercial de frutos e diâmetro do hipocótilo da abóbora. Será feita a análise da variância para todas as avaliações e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)