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Caracterização da estrutura turbulenta em escoamentos aerados em canal de forte declividade com o auxílio de técnicas de velocimetria a laser

Processo: 99/12635-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Harry Edmar Schulz
Beneficiário:Harry Edmar Schulz
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Turbulência  Aeração  Vertedores  Velocimetria laser 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeracao | Turbulencia | Velocimetria A Laser | Vertedores

Resumo

O escoamento aerado existente em vertedores de canal, além de contribuir na melhora da qualidade da água, minimiza os efeitos danosos provenientes da alta velocidade do escoamento. A turbulência presente neste tipo de escoamento é a principal causa de formação da aeração. A literatura, porém, apresenta parâmetros médios do escoamento obtidos a partir de medidores intrusivos no escoamento. Medidas não-intrasivas para melhor investigação, como as do método VLPI, são mais adequadas. Este projeto aborda o problema de escoamento aerado de alta velocidade com vista à caracterização de sua estrutura turbulenta. Para este fim já se dispõe de equipamento Laser e de sistema de processamento de imagens. (AU)

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