Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de portador de Corynebacterium diphtheriae e de anti-diftéricos em diferentes faixas etárias na cidade de São Paulo

Processo: 01/07918-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Lily Yin Weckx
Beneficiário:Lily Yin Weckx
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Difteria  Imunização  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunizacao

Resumo

Em estudo anterior (FAPESP 99/103.76-9) observamos que, mesmo sem terem sido imunizados, 87% dos indivíduos acima de 60 anos possuíam anticorpos contra difteria. Devido ao nível de difteria ser muito superiores aos do tétano, duas hipóteses foram criadas: a primeira, que os níveis de anticorpos antidiftéricos se mantêm durante mais tempo do que os tetânicos e a segunda hipótese, de que ocorrem "boosters” naturais devido à presença de C. diphtheriae no meio. Neste estudo avaliaremos o estado de portador de C. diphtheriae e os níveis séricos de anticorpos antidiftéricos. Serão coletadas amostras de sangue, naso/orofaringe e ferimentos de 400 indivíduos em oito faixas etárias. Os níveis séricos de anticorpos serão analisados através de ELISA duplo antígeno. A pesquisa e caracterização do bacilo será feita por coloração de Albert-Laybourn, semeadura em ágar sangue cistina telurito, técnicas bioquímicas e biotipagem. Os resultados desta pesquisa permitirão delineamento de novas estratégias para o controle da difteria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
K.G. DIVINO-GOES; M.I. DE MORAES-PINTO; M.I.S. DINELLI; S.T. CASAGRANDE; T.C.S. BONETTI; P.R. ANDRADE; L.Y. WECKX. Prevalence of diphtheria and tetanus antibodies and circulation of Corynebacterium diphtheriae in São Paulo, Brazil. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 40, n. 12, p. 1681-1687, . (01/07918-6)