Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao clinica, ultra-sonografica e radiografica da articulacao femuro-tibio-patelar pos desmotomia patelar medial experimental em equinos.

Processo: 02/10204-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Raquel Yvonne Arantes Baccarin
Beneficiário:Raquel Yvonne Arantes Baccarin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patela  Equinos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equino | Patela

Resumo

A fixação dorsal de patela em eqüinos é caracterizada por hiperextensão de um ou ambos os membros pélvicos, resultante do aprisionamento temporário ou permanente da patela na tróclea medial do fêmur. A desmotomia patelar medial é o procedimento mais utilizado dentre os vários tratamentos existentes, apesar de alguns relatos encontrados na literatura reportarem, através de exames radiográficos e artroscópicos, complicações como fratura apical de patela, fragmentação óssea e osteocondrite dissecante. Com o objetivo de identificar e quantificar as possíveis lesões nas diferentes estruturas da articulação fêmuro-tibio-patelar, causadas pela utilização desta técnica cirúrgica, 12 eqüinos adultos hígidos, pesando entre 350 e 450kg, e sem histórico de claudicação serão submetidos à desmotomia patelar medial em um membro pélvico, sendo o membro contralateral utilizado como controle. Os animais serão acompanhados durante 138 dias e avaliados através de exame clínico, ultra-sonográfico, radiográfico, hemograma e análise de liquido sinovial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)