Busca avançada
Ano de início
Entree

Selecao de isolados e desenvolvimento de tecnologia de aplicacao de trichoderma spp. em sementes e substratos utilizados na producao de mudas de hortalicas.

Processo: 02/12789-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2003 - 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Cleusa Maria Mantovanello Lucon
Beneficiário:Cleusa Maria Mantovanello Lucon
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hortaliças  Controle biológico  Trichoderma 

Resumo

O presente projeto será realizado visando oferecer alternativas ao controle químico convencional, especialmente para mudas e sementes de hortaliças. Serão selecionados isolados de Trichoderma spp. antagônicos a Pythium aphanidermatum e Rhizoctonia solani, agentes causais de tombamento e podridão de raízes em mudas de hortaliças. Os antagonistas serão testados em mudas de pepino, repolho, tomate e alface. Serão avaliados isolados presentes no Instituto Biológico e outros obtidos de lavouras de hortaliças, de cultivo orgânico e convencional. A seleção será orientada, principalmente por testes in vivo conduzidos em casa de vegetação, avaliando-se a capacidade dos isolados de reduzirem o tombamento causado por P. aphanidermatum e R. solani. Os isolados de Trichoderma spp. que se destacarem serão testados incorporados a substrato padrão para produção de mudas e aplicados em sementes. Também os isolados mais promissores serão testados "in vitro" quanto à sua capacidade de parasitismo, de produção de substâncias tóxicas e de produção de quitinase, visando a sua melhor caracterização. (AU)