Busca avançada
Ano de início
Entree

Inquerito sobre ensino de tuberculose em escolas de enfermagem no brasil: projeto multicentrico bolivia, brasil, equador, honduras, mexico, nicaragua, peru e republica dominicana.

Processo: 03/06595-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Tereza Cristina Scatena Villa
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose  Ensino  Escolas de enfermagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Enfermagem Saude Publica | Ensino | Escolas De Enfermagem | Tuberculose

Resumo

Este projeto coordenado pelo Brasil (Rede Latino Americana de Enfermaria em Tuberculose e profissionais afins) tem como objetivo identificar como a Tuberculose é abordada no ensino dos cursos de graduação das Escolas de Enfermagem no Brasil. O método utilizado será o inquérito, tendo como população os representantes dos docentes de 234 escolas de enfermagem no Brasil. O instrumento de coleta de dados será um questionário que poderá ser respondido por docentes de área de enfermagem que ministrem o conteúdo da tuberculose em aulas práticas e teóricas. Será construído um banco de dados. Na análise dos dados será feita análise estatística buscando de acordo com o indicador, medidas de posição e variabilidade (média, mediana, moda, amplitude de variância, desvio padrão) e proporções. A análise dos dados encontrados no Brasil e nos outros 7 países envolvidos poderá subsidiar novas diretrizes para o ensino da TB em escolas de enfermagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)