Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do alendronato e sua influencia nas condicoes clinicas periodontais em mulheres na menopausa.

Processo: 03/13776-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Giuseppe Alexandre Romito
Beneficiário:Giuseppe Alexandre Romito
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alendronato  Doenças periodontais  Osteoporose  Menopausa  Doenças ósseas metabólicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alendronato | Bisfosfonato | Doenca Periodontal | Menopausa | Osteopenia | Osteoporose

Resumo

A menopausa é um evento que causa alterações hormonais e metabólicas. Entre elas a osteopenia e a osteoporose, caracterizadas pela redução da altura e da densidade da massa óssea corpórea podendo levar a fragilidade esquelética e a fraturas. A literatura revisada revela que estas alterações podem influenciar os tecidos periodontais levando a perda de inserção clínica, perda de densidade óssea alveolar e perda dentária. Dentre as terapias farmacológicas indicadas, o alendronato (um bisfosfonato de última geração) é utilizado como agente efetivo na prevenção e no tratamento da osteopenia e da osteoporose. O objetivo deste estudo é comparar os parâmetros clínicos periodontais - Profundidade Clínica de Sondagem (PCS), Nível Clínico de Inserção (NCI), Índice Gengival (IG), Índice de Placa (IP) e Grau de Mobilidade, de mulheres na menopausa que utilizam o alendronato àquelas que não o utilizam. Serão selecionados 140 pacientes diagnosticadas na menopausa em boas condições de saúde e serão divididos em dois grupos: Grupo Controle- 70 pacientes que não fazem uso de alendronato e Grupo Pesquisa- 70 pacientes que fazem uso do alendronato. A coleta dos dados será feita através de Questionários de Anamnese e de Ficha Clínica Periodontal. Para análise dos dados serão utilizados testes paramétricos e testes não paramétricos, levando-se em consideração a natureza das variáveis estudadas (p=0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONDIM, VALERIA; AUN, JULIANA; FUKUDA, CASSIA TIEMI; TAKAYAMA, LILIAM; LATORRE, MARIA DO ROSARIO; PANNUTI, CLAUDIO MENDES; RODRIGUES PEREIRA, ROSA MARIA; ROMITO, GIUSEPPE ALEXANDRE. Severe Loss of Clinical Attachment Level: An Independent Association With Low Hip Bone Mineral Density in Postmenopausal Females. Journal of Periodontology, v. 84, n. 3, p. 352-359, . (03/13776-5)