Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao genetica de isolados de cryptosporidium spp provenientes de amostras fecais de caninos, felinos e bovinos.

Processo: 04/04982-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Solange Maria Gennari
Beneficiário:Solange Maria Gennari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gatos  Caracterização genética  Zoonoses  Bovinos  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos | Caes | Caracterizacao Genetica | Crytosporidium Spp | Gatos | Zoonose

Resumo

Criptosporidium é um dos vários gêneros de protozoários no Filo Apicomplexa que são referidos como coccidia. Geralmente desenvolvem todo ou parte de seu ciclo de vida no trato gastrintestinal de vertebrados. O agente apresenta uma grande facilidade de transmissão hídrica e as vias de transmissão podem ser: entre pessoas, através de contato direto ou indireto, animal a animal e animal ao homem. A infecção pode se dar pela água de bebida ou de recreação, através de alimentos e possivelmente pelo ar (Fayer et al., 2000). Hoje se sabe que Cryptosporidium ocorre em diferentes animais vertebrados, dentre peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. A ocorrência deste protozoário na população animal é motivo de grande preocupação para a saúde pública, dado o potencial para transmissão zoonótica. Dentre as populações de risco estão crianças, pessoas mal nutridas, indivíduos imunocomprometidos, incluindo pacientes com AIDS, receptores de transplantes, pacientes recebendo quimioterapia para o câncer e pacientes com doenças infecciosas imunosupressivas. Vivenciamos no presente momento uma crescente especulação a respeito do verdadeiro papel dos animais na dinâmica de transmissão deste agente. Devido à carência de estudos relacionados ã caracterização genética do Cryptosporidium no Brasil, o presente projeto objetiva analisar isolados de Cryptosporidium spp provenientes de amostras fecais de animais domésticos (cães, gatos e bovinos) através do emprego de ensaios moleculares. Para tal finalidade um fragmento de DNA da menor subunidade do gene ribossômico e um fragmento de 553 pb da região N terminal do gene COWP (Proteína de Parede do Oocisto de Cryptosporidium) serão amplificados pela técnica de PCR. Os produtos amplificados serão avaliados através da RFLP e submetidos à analise de seqüenciamento, no intuito de verificar a ocorrência de variabilidade entre as amostras estudadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THOMAZ‚ A.; MEIRELES‚ M.V.; SOARES‚ R.M.; PENA‚ H.F.J.; GENNARI‚ S.M.. Molecular identification of Cryptosporidium spp. from fecal samples of felines‚ canines and bovines in the state of São Paulo‚ Brazil. Veterinary Parasitology, v. 150, n. 4, p. 291-296, . (04/04982-3)