Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da proliferação celular pelos métodos de AgNORs e Ki-67, da expressão do p53 e da apoptose pelo método da caspase-3 nos linfomas caninos

Processo: 04/08732-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Julio Lopes Sequeira
Beneficiário:Julio Lopes Sequeira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cães  Neoplasias em animal  Linfoma  Proliferação celular  Apoptose  Imunofenotipagem  Imuno-histoquímica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Canino | Classificacao | Linfoma | Proliferacao

Resumo

O estudo dos linfomas caninos além de abordar a classificação citológica e imunofenotípica das neoplasias necessita ser ampliado para que se tenha a avaliação da cinética celular. Esta verificação só pode ser feita com segurança quando são avaliados não só os parâmetros que indicam a taxa de proliferação celular, mas também aqueles relacionados à apoptose. Os dados presentes na literatura referentes a estes fenômenos nas neoplasias dos cães ainda são conflitantes, porém isto não diminui a sua importância. No homem, muitas vezes a determinação da taxa de proliferação e os marcadores de apoptose têm influência preponderante no prognóstico e no tratamento dos linfomas não-Hodgkin. O mesmo tipo de fenômeno pode ocorrer nos linfomas caninos. Nesta pesquisa, serão utilizados os casos de linfomas diagnosticados no Serviço de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP, Campus de Botucatu - SP. Este material incluirá tanto os casos que constam no arquivo do serviço citado, quanto os casos que forem diagnosticados durante o período de desenvolvimento deste projeto. Os linfomas serão classificados histologicamente de acordo com as classificações de Kiel e Working Formulation utilizadas para os linfomas não-Hodgkin humanos. A imunofenotipagem destas neoplasias será realizada utilizando-se marcadores para linfócito T (CD3) e para linfócitos B (CD79a). Para avaliação da proliferação celular será utilizada a técnica de histoquímica para marcação dos AgNORs e de imunoistoquímica utilizando o anticorpo Ki-67. Para a avaliação da apoptose será empregada a técnica de imunoistoquímica utilizando os marcadores para p53 e caspase-3. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO‚ S.M.; SEQUEIRA‚ J.L.; DE PINHO‚ A.W.; PORTO‚ C.D.; DE OLIVEIRA‚ D.E.. Proliferação celular nos linfomas caninos. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 45, n. 4, p. 313-319, . (04/08732-1)