Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunidade de bezerros neonatos - avaliacao funcional de leucocitos do colostro e do sangue.

Processo: 05/50548-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Fernando Jose Benesi
Beneficiário:Fernando Jose Benesi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração celular  Fagocitose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Bactericida | Bezerros Neonatos | Fagocitose | Metabolismo Oxidativo

Resumo

Este projeto visa estudar aspectos da imunidade de bezerros neonatos através da avaliação funcional de leucócitos no colostro e no sangue desses animais, e para tal propõe-se a sua implementação em dois sub-projetos. No sub-projeto 1 - "Atividade bactericida dos leucócitos do colostro bovino contra a Escherichia coli enterotoxigênica (ECET)" - será estudada quantitativa e qualitativamente a citologia do colostro e a atividade bactericida dos leucócitos colostrais ("in vitro") contra a ECET verificando-se a importância da opsonização prévia destas células. O colostro será obtido de 25 fêmeas bovinas HPB higidas na primeira ordenha, totalizando 100 amostras, aliquotadas individualmente para análise citológica leucocitária (número total e diferencial) e atividade bactericida dos fagócitos, considerando-se a influência da opsonização (Presscott Breed, 1910; Honório, 1998; Della Libera, 2002). O sub-projeto 2 - "Avaliação da influência da ingestão e do volume de colostro mamado e do fator etário sobre a atividade de neutrófilos do sangue de bezerros neonatos - metabolismo oxidativo e fagocitose sobre a Escherichia coli enterotoxigênica (ECET) "in vitro" - avaliará funcionalmente os neutrófilos do sangue de bezerros neonatos ("in vitro") através do metabolismo oxidativo e da fagocitose sobre a ECET, assim como a influência da ingestão e do volume de colostro mamado, e do fator etário sobre estes parâmetros. Serão constituídos três grupos (G1, G2 e G3) de bezerros, cada um com cinco animais, sendo que G1 e G2 receberão quatro e dois litros de colostro, respectivamente, e G3 somente leite. Os grupos serão avaliados antes da mamada de colostro ou leite e até 10 dias pós-nascimento, em intervalos de 24 a 48 horas. A metodologia a ser empregada, para a avaliação funcional dos neutrófilos, será a citometria de fluxo (Massoco-Salles Gomes, 2003), complementando-se essa avaliação através do estudo do leucograma e proteinograma. Os resultados obtidos segundo as variáveis estudadas serão submetidos ao teste de normalidade de Kolmogorov-Smimov, após o qual, os que apresentarem distribuição paramétrica serão submetidos à análise de variância e as diferenças avaliadas pelo teste de Duncan, sendo os demais resultados submetidos ao teste de Mann-Whitney. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOHLAND‚ E.; SÁ-ROCHA, V.M.; CAVALLINI‚ F.; BENESI, F.J.. Efeito do tempo de conservação de polimorfonucleares do sangue de bezerros sobre o metabolismo oxidativo e a atividade de fagocitose de Escherichia coli. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 45, n. 1, p. 48-56, . (05/50548-6)