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Compressor de canais laterais

Processo: 06/56519-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Rui Barbosa de Moraes
Beneficiário:Rui Barbosa de Moraes
Empresa:J B Schultz Fabricação e Comércio Ltda. - ME
Município:
Bolsa(s) vinculada(s):08/55091-2 - Vácuo-compressor de canais laterais, BP.PIPE
Assunto(s):Compressores  Usinagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto Ajustavel | Compressor Estampado | Fechamento Por Clock

Resumo

Os compressores de canais laterais, existentes no mercado, mostram uma deficiência com relação à qualidade que, por mais otimizada, não consegue atingir uma performance adequada. Para atingir esse fim é necessário recorrer a um motor mais forte, fazendo com que se gaste mais energia para se obter um resultado compatível com o esperado para um bom funcionamento da máquina a que fora destinado. As tolerâncias de usinagem do conjunto em alumínio ou outro material em que se exige usinabilidade dificultam o processo de compressão que, por ser rotativo, transfere a pressão para o lado da sucção, causando perda de eficiência e aquece o ar devido à reciclagem do mesmo dentro da câmara. Em um sistema em que o diâmetro primitivo das palhetas do rotor está acima de um raio de 100mm necessita mesmo de uma tolerância de usinabilidade um pouco alta por causa de possíveis desalinhamentos axiais assim como de problemas de planicidade do rotor/eixo, e ainda deve garantir a intercambiabilidade. Após 25 anos de fabricação desse tipo de compressor em alumínio e ferro, o pesquisador desenvolveu um processo de estampagem do sistema com ajustagem de folga com o próprio rotor, diminuindo assim excessos de folgas dificultando assim a transposição intercâmara, assim como o fechamento das carcaças pelo processo clock, objeto de deposito de patente nº MU83OO138-7. Portanto, o projeto de pesquisa estará focalizado nesta fase, nos seguintes parâmetros: seleção do elemento de ajuste visando sua autousinabilidade, porém proporcionando uma dureza resistente à abrasão do ar e seu tratamento superficial pós-ajuste. Seleção de uma curvatura da palheta assim como do espaçamento, largura e altura. Conclusão sobre a viabilidade técnica do sistema de autoajuste e primeira estimativa do custo do compressor. (AU)

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