Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise de especies cripticas do complexo bankia fimbriatula moll & roch, 1931 atraves do sequenciamento de regioes dos genomas nuclear e mitocondrial.

Processo: 05/58891-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 20 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Cristina Arias
Beneficiário:Maria Cristina Arias
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade  Marcador molecular  Genoma mitocondrial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Especies Cripitcas | Genoma Mitocondrial | Genoma Nuclear | Marcadores Moleculares | Teredinidae

Resumo

Os bivalves da família Teredinidae são os mais especializados na perfuração e na digestão de madeira. A classificação dos teredinídeos baseia-se principalmente nas paletas, sendo os sifões e a concha, também utilizados com essa finalidade, mas sem muito sucesso. O gênero Bankia Gray, 1842 apresenta os maiores problemas na diagnose específica, principalmente pela grande variação observada nas paletas. Durante o projeto de Doutorado "O gênero Bankia Gray, 1842 do litoral brasileiro", financiado pela FAPESP (Proc. 99/07325-3) uma das espécies analisadas, Bankia fimbriatula, continuou a suscitar dúvidas de identificação, devido à enorme variabilidade observada em suas paletas. Por esse motivo, o objetivo do presente trabalho é fazer uso de uma nova ferramenta, no caso, a variabilidade do DNA mitocondrial e nuclear, para tentar identificar com mais facilidade e precisão essa espécie e possíveis espécies crípticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)