Busca avançada
Ano de início
Entree

Complementação da investigação hidrogeoquímica do cromo no Aquífero Adamantina em Urânia, SP

Processo: 05/60502-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Reginaldo Antonio Bertolo
Beneficiário:Reginaldo Antonio Bertolo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquíferos  Águas subterrâneas  Cromo  Hidrogeoquímica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua Subterranea | Aquifero | Cromo | Formacao Adamantina | Hidroquimica | Urania

Resumo

Teores anômalos de cromo hexavalente foram detectados na água subterrânea de 53 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sendo que em Urânia foram observadas as maiores concentrações do elemento, afetando as condições para o consumo e uso humano. Estudos realizados indicaram que a origem do cromo na água subterrânea é natural, proveniente da dissolução de minerais com cromo no aquífero profundo. São objetivos deste projeto de auxílio à pesquisa (1) a caracterização química e mineralógica da fase sólida do aquífero profundo, a ser realizada em testemunhos de sondagem disponíveis de um poço profundo; (2) caracterizar a estratificação das concentrações de cromo na água subterrânea, com base na coleta e análise de amostras provenientes de diferentes profundidades deste mesmo poço; (3) identificar os processos hidrogeoquímicos que justificam a passagem do cromo da fase sólida para a água; e (4) estender os resultados da investigação para outras regiões da porção noroeste do Estado de São Paulo, de forma a contribuir com elementos para gerenciar o problema de forma sustentável. O método a ser empregado corresponde à execução de diversas análises químicas e mineralógicas da fase sólida (ICP-AES/Plasma, Microscopia Óptica, DRX, MEV, CTC e extração sequencial), e a coleta e análise química de diversas amostras de água subterrânea obtidas em diferentes profundidades, utilizando-se de obturadores. As profundidades deverão ser definidas com base nos resultados das análises da fase sólida e de uma perfilagem geofísica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOLO, REGINALDO; BOUROTTE, CHRISTINE; HIRATA, RICARDO; MARCOLAN, LEONARDO; SRACEK, ONDRA. Geochemistry of natural chromium occurrence in a sandstone aquifer in Bauru Basin, Sao Paulo State, Brazil. APPLIED GEOCHEMISTRY, v. 26, n. 8, p. 1353-1363, . (97/13879-6, 98/15340-0, 05/60502-3)
BOUROTTE, CHRISTINE; BERTOLO, REGINALDO; ALMODOVAR, MARTA; HIRATA, RICARDO. Natural occurrence of hexavalent chromium in a sedimentary aquifer in Urânia, State of São Paulo, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 81, n. 2, p. 227-242, . (05/60502-3, 98/15340-0, 97/13879-6)
BERTOLO, REGINALDO; BOUROTTE, CHRISTINE; MARCOLAN, LEONARDO; OLIVEIRA, SONIA; HIRATA, RICARDO. Anomalous content of chromium in a Cretaceous sandstone aquifer of the Bauru Basin, state of Sao Paulo, Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 31, n. 1, p. 69-80, . (97/13879-6, 98/15340-0, 05/60502-3)