Busca avançada
Ano de início
Entree

Constituicao da reflexividade docente: indicios de desenvolvimento profissional coletivo.

Processo: 06/53554-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Maria Falcão de Aragão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional  Reflexividade  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Professores | Psicologia Educacional | Reflexividade

Resumo

Para a realização de minha tese de livre-docência, desde o início de 2003, venho coordenando um trabalho compartilhado entre a universidade e uma escola pública (Projeto Escola singular: ações plurais - apoiado pela Fapesp – 03/13809-0. O projeto de tese de livre-docência é constituído do seguinte objetivo geral: compreender o processo de reflexividade docente, por meio da análise crítica acerca dos níveis de lógica reflexiva na busca coletiva de superação de dilemas cotidianos e construção compartilhada do projeto pedagógico da escola. Este projeto, ora apresentado, tem o seguinte objetivo: 1. Analisar o processo de reflexividade docente do grupo de professores buscando os indícios e os elementos constitutivos deste processo. E, portanto, parte de um projeto maior e buscará Neste estágio pós-doutoral, estaremos focalizando especificamente as transcrições das áudio-gravações feitas a partir das reuniões realizadas com os docentes. Nesta análise, além dos aspectos educacionais, teremos em conta as dimensões sociais, numa leitura sociológica dos fenômenos ocorridos na escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)