Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da estabilidade das vitaminas antioxidantes em amostras de polen apicola desidratado.

Processo: 06/59187-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Bromatologia
Pesquisador responsável:Ligia Bicudo de Almeida Muradian
Beneficiário:Ligia Bicudo de Almeida Muradian
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina E  Pólen apícola  Estocagem  Vitamina C  beta Caroteno 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beta Caroteno | Estocagem | Polen Apicola | Vitamina C | Vitamina E | Vitaminas Antioxidante

Resumo

O pólen apícola é o resultado da aglutinação do pólen das flores efetuada pelas abelhas, mediante acréscimo de substâncias salivares e pequenas quantidades de néctar. Além de ter importância na nutrição das abelhas, o pólen pode ser utilizado como complemento alimentar para seres humanos. Tem importância nutricional por ser uma fonte protéica, apresentando ainda carboidratos, lipídeos, minerais e as vitaminas do complexo B, D, C, E e ß-caroteno (como pró-vitamina A) em sua composição. O conteúdo de vitaminas do pólen e demais alimentos pode sofrer alteração com o processamento e a estocagem. O valor nutritivo do pólen desidratado depende das condições de sua secagem, da temperatura e da duração do armazenamento e da planta em que se originou o pólen. A legislação nacional atual não prevê qual o prazo de validade do pólen apícola desidratado. Devido à carência de dados nacionais sobre o valor vitamínico do pólen, bem como da sua estabilidade frente ao armazenamento, este trabalho tem como objetivo quantificar as vitaminas antioxidantes (vitamina C, E e ß-caroteno) em amostras comerciais de pólen desidratado, avaliando a estabilidade dessas vitaminas frente ao período de estocagem durante um ano em temperatura ambiente e de congelamento. O método a ser utilizado para a determinação da vitamina E em pólen apícola será a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), para a determinação de R-caroteno será utilizado a cromatografia em coluna aberta (CCA) e para a vitamina C será utilizado o método titulométrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA DE MELO, ILLANA LOUISE; DE ALMEIDA-MURADIAN, LIGIA BICUDO. Stability of antioxidants vitamins in bee pollen samples. Química Nova, v. 33, n. 3, p. 514-518, . (06/59187-9)
PEREIRA DE MELO, ILLANA LOUISE; DE ALMEIDA-MURADIAN, LIGIA BICUDO. Comparação de metodologias para determinação de umidade em amostras de pólen apícola desidratadas. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 31, n. 1, p. 194-197, . (06/59187-9)