Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagens analiticas em inteligencia de mercado.

Processo: 06/59430-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Rodrigo Arnaldo Scarpel
Beneficiário:Rodrigo Arnaldo Scarpel
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos novos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura De Mercado | Inteligencia De Mercado | Modelos De Difusao | Pesquisa Operacional | Potencial De Mercado | Produtos Novos

Resumo

Em um ambiente competitivo caracterizado pela contínua inovação dos produtos e pelas constantes mudanças, a sistemática e consistente transformação de informações em conhecimento é vital. Foi neste ambiente competitivo e com este propósito que surgiu a inteligência de mercado, que auxilia, dentre outras coisas, no processo de tomada de decisões quanto à definição de mercado e do público-alvo, em análise da concorrência e da estrutura de mercado, no desenvolvimento de produtos novos e na estimação do potencial de vendas de novos produtos. Assim, o presente projeto tem por objetivos propor a investigação de abordagens analíticas em inteligência de mercado. Desta forma, pretende-se pesquisar, fazer uso e desenvolver técnicas, métodos e abordagens, endereçando problemas de inteligência de mercado, enfocando bens de consumo duráveis. Serão utilizados dados históricos de venda mensal de veículos de transporte de passageiros. Os resultados obtidos com este estudo permitirão melhorar a tomada de decisões em diversas etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos, um melhor entendimento dos fenômenos que determinam o potencial de mercado de produtos novos, assim como melhorar a qualidade das previsões de vendas para esses produtos, o que é de grande interesse das empresas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)