Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da hidrocinesioterapia sobre o peptideo natriuretico cerebral e atividade de renina plasmatica em hipertensos.

Processo: 06/06134-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Luis Cuadrado Martin
Beneficiário:Luis Cuadrado Martin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hidrocinesioterapia | Nefrologia

Resumo

A atividade de renina plasmática e o peptídeo natriurético cerebral são importantes marcadores para a presença de hipertrofia ventricular e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Portanto, a redução dos níveis plasmáticos da renina pode contribuir para a diminuição da pressão arterial e a diminuição do peptídeo natriurético cerebral representa marcador da reversão da hipertrofia ventricular em hipertensos. hidrocinesioterapia eleva agudamente o nível desses hormônios, entretanto, seu efeito crônico nunca foi estudado. O objetivo do estudo será avaliar o comportamento da atividade plasmática da renina e o peptídeo natriurético cerebral mediante o programa de hidrocinesioterapia. A casuística será composta por 40 indivíduos, na faixa etária entre 49 a 69 anos, portadores de HA leve e ou moderada. Os participantes serão randomizados em dois grupos: grupo controle e grupo experimental. Será realizada a coleta dos hormônios e em seguida os mesmos serão armazenados em um freezer com temperatura de -80ºC, para posteriormente serem analisados. O programa de hidrocinesioterapia terá a duração de 12 semanas, sendo realizado 3 vezes por semana e com duração de 50 minutos por dia. O programa será dividido em 4 etapas: aquecimento, alongamento, exercícios aeróbios e desaquecimento. Ao término do programa, será realizada novamente a coleta dos hormônios, seguindo os mesmos procedimentos descritos anteriormente. O grupo controle será orientado a não realizar nenhum tipo de atividade física regular no mesmo período Para análise dos dados será utilizado o Teste T de Student para amostras dependentes, sendo considerado valor significante quando o p for inferior a 5% (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARCA, EDUARDO; MARTINELLI, BRUNO; MARTIN, LUIS; WAISBERG, CESAR; DA SILVA FRANCO, ROBERTO. Aquatic Exercise is as Effective as dry Land Training to Blood Pressure Reduction in Postmenopausal Hypertensive Women. PHYSIOTHERAPY RESEARCH INTERNATIONAL, v. 19, n. 2, p. 6-pg., . (06/06134-5)