Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de implantes de celulas tronco e membranas de colageno em tendao flexor superficial do membro toracico de ovinos.

Processo: 07/52527-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Silvana Martinez Baraldi Artoni
Beneficiário:Silvana Martinez Baraldi Artoni
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco  Enxertos  Ovinos  Tendões 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Tronco | Enxerto | Membranas De Colageno | Ovino | Tendoes

Resumo

Este projeto tem como proposta desenvolver, caracterizar e estudar o comportamento biológico das membranas de colágeno e de células tronco, para reconstrução de tecido conjuntivo dos ligamentos e tendões dos eqüinos sendo o ovino usado como modelo experimental. Os eqüinos em geral são propensos a acidentes e, freqüentemente se lesionam devido a sua força física, tamanho e temperamento. Esses acidentes podem ser oriundos de embarque e desembarque de animais, cocheiras inadequadas, assim como as várias atividades atléticas, onde a capacidade do animal é exigida ao máximo. Para isso serão realizados três tratamentos utilizando enxertos de membrana de colágeno e autólogos de células tronco no tendão flexor superficial dos membros torácicos de ovinos. Para os tratamentos serão realizados três grupos de sete animais cada um, sendo o grupo 1, o controle; o grupo 2 enxerto da membrana liofilizada e o grupo 3 implante de células tronco. Para elaboração das membranas de colágeno serão utilizados tendões de bovinos que serão submetidos às diferentes técnicas caracterizadas por espectroscopia vibracional, calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria que evidenciará a resistência e viabilidade das fibras colágenas dos tendões. Aos três meses pós-cirurgia serão retirados os tendões flexores superficiais dos animais submetidos aos implantes e destinados para a análise histopatológica, histomorfométrica e de microscopia de varredura dos respectivos tratamentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)