Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos dos estrogenios, raloxifeno e das isoflavonas sobre o osso de ratas previamente androgenizadas.

Processo: 07/54049-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Edmund Chada Baracat
Beneficiário:Edmund Chada Baracat
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Raloxifeno  Ratas  Osso e ossos  Estrógenos  Isoflavonas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrogenio | Isoflavonas | Ooforectomia | Osso | Raloxifeno | Ratas

Resumo

Os estrogênios são amplamente empregados na clínica para minimizar as alterações causadas pelo hipoestrogenismo, como a aceleração do processo de osteoporose, bem coma os sintomas vasomotores e genitais. Contudo, há efeitos contralaterais importantes como aumento do risco de câncer hormônio-dependente. Alguns estudos sugerem que os fitoestrogênios teriam ação moduladora do receptor de estrogênio, porém, não se conhece com exatidão a sua ação quando combinado ao estrogênio no tecido ósseo. Objetivo: Analisar os efeitos dos estrogênios conjugados eqüinos, do raloxifeno e do extrato de soja (isoflavonas), isolados e combinados, no tecido ósseo de ratas androgenizadas (estropermantente) e posteriormente ooforectomizadas. Materiais e métodos: Serão utilizadas 49 ratas wistars que ao nono dia de nascimento receberão propionato de testosterona (0,1 µg/g) para determinar estado de estropermanente, e levar ao aumento da massa óssea final. No sexto mês de idade, os animais serão ooforectomizados e divididos aleatoriamente, nos seguintes grupos: GI - Veículo (propilenoglicol) (0,5ml/dia); GII - Estrogênios Conjugados Eqüinos (50µg/kg/dia); GIII - Raloxifeno (0,75mg/kg/d); GIV - Extrato de soja (300mg/kg/d), GV - Estrogênios Conjugados Eqüinos (50µg/kg/d) e raloxifeno (0,75mg/kg/d); GVI - Estrogênios Conjugados Eqüinos (50µg/kg/d) e Extrato de soja (300mg/kg/d). Haverá um grupo controle fisiológico, sem ooforectomia (GVII). Os fármacos serão ministrados por 60 dias consecutivos. As técnicas de análise serão: histomorfologia, histomorfometria e imunohistoquímica para avaliar a formação e a reabsorção óssea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA LOPES DE FREITAS CONDI; LUIZ FERNANDO PORTUGAL FUCHS; KATIA CANDIDO CARVALHO; EDMUND CHADA BARACAT. Tratamento com raloxifeno induz à expressão dos receptores de kisspeptina, insulina e androgênio em ossos de ratas adultas castradas. Rev. bras. ortop., v. 59, n. 2, p. 228-234, . (07/54049-0)