Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação Física no ensino médio e a transdisciplinaridade: uma proposta de trabalho através de temas geradores

Processo: 07/54347-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Wagner Wey Moreira
Beneficiário:Wagner Wey Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar  Escolas  Ensino médio  Transdisciplinaridade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Fisica Escolar | Ensino Medio | Escola | Temas Geradores | Transdisciplinaridade

Resumo

Há várias teorias contemporâneas, como exemplos, a da complexidade, a da visão sistêmica, a ecológica, a da motricidade, humana, dentre outras, que advogam uma ciência e uma educação que busquem entender pesquisa e aprendizagem superando a visão dicotômica e disciplinar do tradicional paradigma cartesiano-newtoniano. Também os documentos das propostas atuais em educação no Brasil, como os pressupostos da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sinalizam para um ensino onde possam ser utilizados conceitos e estratégias transdisciplinares, inclusive através de temas transversais. Desta forma, o presente projeto pretende, via conteúdo curricular Educação Física no Ensino Médio, verificar qual a situação do conhecimento e qual a possibilidade de um trabalho transdisciplinar, a partir de temas geradores, a serem desenvolvidos nas aulas dessa disciplina curricular. Nesta pesquisa serão cumpridas as etapas de: levantamento bibliográfico sobre as questões da transdisciplinaridade e da Educação Física no Ensino Médio; análise documental de possível propostas sobre esses assuntos; produção conjunta de material didático, com professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Médio da cidade de Piracicaba/SP, que subsidie o trabalho de temas geradores na perspectiva transdisciplinar, aplicando essa proposta em aulas ministradas por essa disciplina curricular, tendo como base a pesquisa ação, proposta por Contreras (1994). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)