Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da capacitacao espermatica induzida e natural do semen congelado de equinos apos a incorporacao de colesterol na membrana dos espermatozoides.

Processo: 07/54517-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Frederico Ozanam Papa
Beneficiário:Frederico Ozanam Papa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol  Sêmen congelado  Capacitação espermática  Equinos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitacao Espermatica | Colesterol | Equino | Semen Congelado

Resumo

A incorporação de colesterol na membrana dos espennatozóides através da incubação em complexo de inclusão com ciclodextrina é uma técnica que vem sendo bastante pesquisada para melhorar a resistência dos espermatozóides aos processos de criopreservação. Em eqüinos, esta técnica tem demonstrado resultados satisfatórios em laboratório, auxiliando na preservação da integridade da membrana. Após a inseminação, entretanto, os espermatozóides devem ser capazes de sofrer o processo de capacitação para que se tornem candidatos à fertilização. Este processo inclui a diminuição do teor de colesterol, permitindo a desestabilização da membrana e alguns estudos sugerem que a prévia incorporação de colesterol pode dificultar ou atrasar estes eventos relacionados à capacitação, fazendo com que o sêmen não consiga estar pronto para a fertilização até o momento da ovulação da égua. Com base neste fato, o presente trabalho visa estudar se realmente é possível que os espermatozóides eqüinos acrescidos de colesterol sofram a capacitação e qual o tempo necessário para que isto ocorra in vitro e in vivo, por meio de avaliação laboratorial das características de motilidade (CASA) e de integridade de membranas plasmática, acrossomal e mitocondrial do sêmen congelado após a incubação em complexo de inclusão de colesterol, de testes de indução da capacitação e pela avaliação da capacitação espermática em amostras de sêmen recuperadas do oviduto de éguas após a inseminação artificial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)