Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso estratégico da internet em negócios eletrônicos como ferramenta para inserção de pequenas empresas no mercado competitivo

Processo: 09/15650-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Silvia Novaes Zilber Turri
Beneficiário:Silvia Novaes Zilber Turri
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pequenas e médias empresas  Internet  Comércio eletrônico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comércio eletrônico | estrutura organizacional | Internet | Modelo de Negócio | Negócios Eletrônicos | Pequenas Empresas | Estratégia e Inovação

Resumo

O advento do uso comercial da Internet propiciou uma mudança nos modelos de negócio, uma vez que através dessa ferramenta muitas barreiras que poderiam ser consideradas impeditivas de acesso a novos mercados, recursos e posições competitivas podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas. Além disso, a Internet permite às pequenas e médias empresas serem vistas e acessadas tanto quanto grandes empresas. Nesse cenário, este projeto tem como objetivo estudar como as Pequenas Empresas (PE's) aproveitaram a oportunidade de ingresso no mercado digital para ampliar sua carteira de clientes, diminuir custos de operação e obter outros tipos de vantagens competitivas, determinando qual a estratégia e estrutura organizacional utilizadas por essas PE's para ingresso no mundo virtual de negócios eletrônicos. O método utilizado consistirá num estudo exploratório utilizando estudos de caso múltiplos combinado com um survey para obtenção de dados relativos aos objetivos de estudo. Como resultado, espera-se a construção de um Modelo de Negócio para a Internet para PMEs, e a geração de pesquisas empíricas a serem realizadas pela proponente e seus orientandos, tanto de Iniciação científica, como de mestrado e doutorado, aumentando o conhecimento sobre a estruturação interna de pequenas empresas (e o modelo de negócios mais adequado) para melhor aproveitamento das oportunidades geradas pela Internet pelos pequenos empresários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)