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Formas de conhecimento, concepções de estudo e de aprendizagem e expectativas do estudante universitário de IES periférica

Processo: 08/04873-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luiz Percival Leme Britto
Beneficiário:Luiz Percival Leme Britto
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior  Conhecimento  Estudantes universitários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepções de estudo | Conhecimento | cultura escrita | Educação Superior | Estudante Universitário | IES periférica | Educação Superior

Resumo

Considerando a forma como vem se organizando e expandindo a educação superior no Brasil no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo, num contexto em que se evidencia forte demanda por um tipo de conhecimento de caráter instrumental e normativo, voltado para a adequação dos sujeitos, de suas condutas e avaliações às exigências da produção e do consumo urbanos, pretende-se avançar a análise das concepções de conhecimento, modos de estudo e de aprendizagem, bem como as expectativas que os estudantes universitários de IES periféricas, principalmente aqueles que se incluem na primeira geração universitária, têm quanto à sua formação e à experiência universitária. Interessa, em particular, examinar as mediações entre leitura e escrita e conhecimento na constituição do estudante no contexto da universidade periférica. Para tanto, faz-se uma análise das funções e formas de organização da universidade e da educação superior atuais no Brasil, buscando caracterizar o conceito de Instituição de ensino superior periférica e verificar sua posição relativa no campo da educação superior, bem como examinar o perfil do estudante universitário que é assistido por esta instituição. A importância desse estudo se evidencia pelas mudanças nas formas de organização do trabalho, da exigência intelectual e das razões de adesão à educação superior por uma camada social que até há pouco não tinha este nível de ensino como perspectiva real. (AU)

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