Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação de um potenciostato /galvanostato microprocessado portátil para o monitoramento in situ e on-line de íons metálicos em amostras ambientais

Processo: 10/11690-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Orlando Fatibello Filho
Beneficiário:Orlando Fatibello Filho
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Newton Sá de Miranda Curi
Bolsa(s) vinculada(s):11/23598-3 - Desenvolvimento e aplicação de um potenciostato/ galvanostato microprocessado portátil para o monitoramento in situ e on-line de íons metálicos em amostras ambientais, BP.TT
Assunto(s):Instrumentação analítica  Íons  Cátions  Sensores químicos 

Resumo

Neste projeto é proposta a construção de um potenciostato/galvanostato para a determinação in situ e on-line de íons metálicos em amostras de águas utilizando sensores eletroquímicos à base de eletrodos impressos. O equipamento será microprocessado o que aumenta a sua auto-suficiência por não necessitar de um microcomputador e por funcionar em módulo de bateria. Além dessas características, o equipamento proposto apresentará dispositivos que irão permitir a comunicação por ethernet para a transmissão remota dos dados obtidos em campo e a localização geográfica do corpo d'água a ser monitorado utilizando a tecnologia GPS (Global Positioning System). Softwares dedicados exclusivamente para esta finalidade serão também desenvolvidos como também eletrodos impressos confeccionados para serem aplicados como sensores eletroquímicos para análise de íons metálicos em águas naturais e residuárias. Calibrações, testes de exatidão, precisão e robustez do equipamento que será construído serão realizados para atestar a confiabilidade e o desempenho do mesmo. Acredita-se que a proposta de análise eletroquímica in situ e on-line de íons metálicos em amostras de água empregando um potenciostato/galvanostato microprocessado, com cartão de memória, monitoramento por ethernet e rastreamento por GPS, seja uma boa alternativa aos métodos convencionais de análise os quais são laboriosos e demandam um tempo relativamente longo. O equipamento possui um potencial muito inovador e certamente o seu projeto de desenvolvimento contribuirá para o crescimento intelectual e técnico de todos os participantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, VAGNER BEZERRA; FAVA, ELSON LUIZ; DE MIRANDA CURI, NEWTON SA; FARIA, RONALDO CENSI; GUERREIRO, THIAGO BRITO; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO. An electrochemical analyzer for in situ flow determination of Pb(II) and Cd(II) in lake water with on-line data transmission and a global positioning system. ANALYTICAL METHODS, v. 7, n. 7, p. 3105-3112, 2015. Citações Web of Science: 7.
DOS SANTOS, VAGNER BEZERRA; FAVA, ELSON LUIZ; PESSOA-NETO, OSMUNDO DANTAS; BIANCHI, SILMARA ROSSANA; FARIA, RONALDO CENSI; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO. A versatile and robust electrochemical flow cell with a boron-doped diamond electrode for simultaneous determination of Zn2+ and Pb2+ ions in water samples. ANALYTICAL METHODS, v. 6, n. 21, p. 8526-8534, NOV 7 2014. Citações Web of Science: 12.
DOS SANTOS, VAGNER B.; FAVA, ELSON L.; DE MIRANDA CURI, NEWTON S.; FARIA, RONALDO C.; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO. A thermostated electrochemical flow cell with a coupled bismuth film electrode for square-wave anodic stripping voltammetric determination of cadmium(II) and lead(II) in natural, wastewater and tap water samples. Talanta, v. 126, p. 82-90, AUG 1 2014. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.