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Violência por professores e professoras na voz de suas vítimas: uma estrutura do habitus profissional em professores brasileiros

Processo: 10/11054-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marilda da Silva
Beneficiário:Marilda da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Elaine Cristina Scarlatto ; Eva Poliana Carlindo
Bolsa(s) vinculada(s):12/04119-0 - Violência por professores e professoras na voz de suas vítimas: uma estrutura do habitus profissional em professores brasileiros, BP.TT
11/06521-7 - Violência por professores e professoras na voz de suas vítimas: uma estrutura do habitus profissional em professores brasileiros, BP.TT
Assunto(s):Formação de professores  História da educação  Violência escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atuação de professores | formação de professores | história de escolarização | situações violentas na sala de aula | tipos de violência na sala de aula | violência na sala de aula | Formação e atuação docente

Resumo

Este projeto dá continuidade aos estudos que viemos desenvolvendo, sobretudo, nos últimos dez anos. Por ser assim exige explicações de caráter metodológico que o antecede. Em estudos anteriores, ora mais ora menos, abrimos uma discussão sobre a estruturação da natureza do trabalho docente realizado em sala de aula pelo/a professor/a, especificamente, o ensino. Simultaneamente, refletimos também sobre o trabalho que o aluno realiza em sala de aula visando à aprendizagem. Neles (SILVA, 2002, 2003, 2004a, 2004b, 2005, 2007, 2008) denominamos a natureza do trabalho realizado pelo/a professor/a de habitus professoral e de habitus estudantil a natureza do trabalho realizado pelo/a estudante. A noção de habitus que foi inflexionada em nossos estudos vem de Bourdieu (1983a, 1983b, 1983c, 1989, 1992, 1996). Com este projeto verificaremos: será que uma das estruturas estruturadas estruturantes do habitus professoral de professores brasileiros é a violência praticada por eles contra seus alunos? As fontes serão histórias de escolarização produzidas em 2004, 2007 e 2010 por estudantes da Disciplina Didática II da Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara - Unesp, aproximadamente 240 textos com média de 10 páginas cada um. E entrevistas semi-estruturadas com os autores das fontes produzidas em 2010. Os grupos de fontes serão igualmente verificados e seus dados serão comparados entre si. A organização/categorização dos dados será feita por meio da técnica Análise de Conteúdo por Bardin (1977) e constarão, neste caso, apenas de informações explícitas sobre 'a situação' e o 'tipo de violências' cometidas por professores(as) contra alunos(as). A fundamentação continuará sendo as idéias de Pierre Bourdieu, sobretudo, a noção habitus. (AU)

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