Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de 1.º e 2.º graus

Processo: 96/08436-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Helena de Melo Flores Guinle
Beneficiário:Maria Helena de Melo Flores Guinle
Instituição Sede: Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Professora Laurinda Cardoso de Melo Freire. Município de Mogi das Cruzes. Secretaria da Educação (São Paulo - Estado). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):97/08842-6 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08843-2 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08844-9 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 97/08845-5 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08846-1 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08847-8 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08848-4 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08840-3 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP
97/08841-0 - Organização e sistematização de atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa em uma escola de primeiro e segundo grau, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizagem  Ensino  Língua portuguesa  Oração (gramática)  Termos da oração  Sujeito 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Ensino | Estrutura | Expressao | Organizacao | Sujeito

Resumo

Trata-se de uma pesquisa em ação que tem por objetivo diagnosticar o estágio atual do ensino de língua portuguesa em uma escola de 1º e 2º graus da rede pública estadual. Após o diagnóstico, a sequência da pesquisa implica a proposição de uma reflexão sistemática junto ao corpo docente, sobre estratégias possíveis de serem aplicadas para melhorar os mecanismos de operacionalização do ensino da língua materna, incluindo-se, nesse contexto, a produção de material didático específico, com base em técnicas redacionais. Como se trata de uma pesquisa em ação, diagnóstico, planejamento estratégico e execução serão etapas sequenciais e concomitantes, pressupondo uma avaliação contínua e sistemática dos dados, bem como a reavaliação dos rumos da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)