Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental

Resumo

A pesquisa aqui proposta se insere na região de inquérito sobre o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Geometria. Pretende-se com ela, analisar as possibilidades do uso desses recursos para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. A pesquisa tem a seguinte pergunta diretriz: Como se configura o ensino e aprendizagem de Geometria a partir do uso de TIC e de materiais manipuláveis? O objetivo do projeto é encontrar subsídios para a melhoria do ensino e aprendizagem de Geometria na escola pública, por meio do uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis. Ele será composto por três fases: planejamento, aplicação e avaliação. A primeira delas constitui em momentos de estudo, elaboração, adaptação e discussão das atividades a serem desenvolvidas. A segunda está destinada à aplicação destas atividades com os alunos de 5ª à 8ªs séries da escola EE Prof.ª Heloisa Lemenhe Marasca. A terceira fase será para avaliar, reformular e publicar os resultados. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre professoras de Matemática desta escola e pesquisadores vinculados à Universidade Estadual Paulista. A relevância deste trabalho consiste em produzir conhecimento sobre como lançar mão de recursos computacionais e materiais manipuláveis para o ensino de Geometria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)