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Fatores críticos na qualidade percebida sobre a educação a distância - um estudo multicasos em cursos de graduação em administração da Universidade Aberta do Brasil

Processo: 11/05252-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Gouvêa
Beneficiário:Maria Aparecida Gouvêa
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da educação  Educação a distância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino a Distância | Qualidade em Serviços | Qualidade percebida | Ensino a distância

Resumo

Este estudo propõe-se a identificar os aspectos fundamentais na avaliação da qualidade do ensino a distância em um curso piloto de graduação em Administração a distância da Universidade Aberta do Brasil, que é um sistema criado pelo Ministério da Educação, que trata de articular instituições públicas de ensino superior já existentes, para o oferecimento de cursos superiores a distância. Será empregado o método de estudo multicasos, abarcando cinco instituições brasileiras de ensino superior distribuídas nas regiões do Brasil. Estas instituições apresentam cursos de Educação a Distância (EAD) que já estão em andamento há no mínimo um ano. Nestas condições, os alunos já são capazes de avaliar o curso bem como a sua disposição de concluí-lo.Haverá duas etapas de pesquisa: a primeira, de natureza qualitativa, realizada junto aos coordenadores dos cursos a distância e a segunda, quantitativa, com enfoque nos alunos dos referidos cursos. Os dados coletados serão analisados por meio de técnicas qualitativas, como análise de conteúdo e técnicas quantitativas, como análise descritiva e ferramentas multivariadas.Espera-se que os resultados deste estudo permitam traçar linhas de ação para melhorar os graus de qualidade percebida pelos alunos de EAD, fortalecendo consequentemente essa modalidade de ensino. (AU)

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