Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação de agentes multiplicadores-parceiros na empresa: do presencial para o virtual

Resumo

Um novo programa mundial para o trabalho demanda um novo tipo de profissional, para o qual características intelectuais são exigidas e valorizadas como a capacidade de resolver problemas, a criatividade, a participação colaborativa e o aprendizado. Neste contexto, as empresas estão à procura de meios para formar um trabalhador que não só saiba fazer, mas também que compreenda o que faz. A metodologia de capacitação e de avaliação já construída em pesquisa anterior, considerando o uso de um software construcionista, propõe que o trabalho de formação seja feito pelos próprios trabalhadores, ou seja, por quem está no contexto, vivendo os problemas do dia-a-dia. Cria-se, então, a figura do trabalhador multiplicador de conhecimento, um facilitador da aprendizagem, que pertence ao mesmo contexto de trabalho do aprendiz. Os resultados alcançados com a criação deste ambiente de aprendizagem construcionista mostraram importantes contribuições para aprendizagem dos trabalhadores, favorecendo um progresso individual e refletindo em expressivos ganhos operacionais para a empresa. O desafio agora e proposto nesta pesquisa, é realizar todo o processo de capacitação e de avaliação da aprendizagem dos multiplicadores à distância. A investigação terminará com uma ampla avaliação dos impactos na empresa considerando aspectos já estudados em processos presenciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)