Busca avançada
Ano de início
Entree

III Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: 150 anos do nascimento de John Dewey

Processo: 09/01388-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 27 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 29 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Marcus Vinicius da Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação  Educação no Brasil  Pragmatismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Americana | Educação Brasileira | Filosofia da Educação | Ideias Pedagógicas | John Dewey | Pragmatismo | Filosofia da Educação

Resumo

I.Conferências-A pedagogia de Dewey. Megan Laverty (Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA). Analisará o pensamento educacional de Dewey à luz de sua filosofia, abordando temas relativos à natureza e ao significado da educação na obra de Dewey.-A filosofia de Dewey. Jim Garrison (Programa em Currículo e Ensino da Virginia University and Politecnic Institute, EUA). Versará sobre os diversos temas da filosofia de Dewey, situando o pensamento do autor no âmbito da cultura e dos problemas do homem contemporâneo.-A sociologia de Dewey. James Good (Diretor do Departamento de Ciências Socias da North Harris College, EUA). Examinará a recepção do idealismo de Hegel nos EUA e sua repercussão na formação do Pragmatismo deweyano.-O pragmatismo e sua recepção na Espanha. Gonzalo Jover Olmeda (Departamento de Teoria e História da Educação da Universidade Complutence de Madri, Espanha). Apresentará um quadro da recepção do pragmatismo deweyano na Espanha, analisando seu significado filosófico e educacional na sociedade pós-moderna.II.Mesas-Redondas-John Dewey e o Pragmatismo no Brasil. Luiz Henrique de A. Dutra, Maria Nazaré C. P. Amaral, Marcos Lorieri. Analisará os possíveis diálogos do Pragmatismo, em especial o deweyano, com outras correntes do pensamento filosófico no Brasil.-John Dewey e a Educação no Brasil. Vera T. Valdemarin, Carlos O. F. Moreira. Analisando as atividades da Escola Laboratório de Chicago, examinará a transposição do pensamento deweyano para a educação no Brasil.-John Dewey e as políticas públicas no Brasil. Clarice Nunes, Ana W. P. Mendonça,Libânia N. Xavier. Discutirá a influência de Dewey na construção de políticas públicas para o desenvolvimento científico e educacional no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)