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Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital

Processo: 04/14887-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Fabiana Cristina Komesu
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/05141-6 - Blog educativo: um enfoque lingüístico-discursivo, BP.IC
08/10720-2 - Tradução de textos técnicos do site do PrOL para língua inglesa, BP.TT
08/10732-0 - Tradução de textos técnicos do site do PrOL para língua espanhola, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 08/10736-6 - Tradução de textos técnicos do site do PrOL para língua francesa, BP.TT
08/01879-8 - Ausência de vírgulas em bate-papos virtuais produzidos por crianças: um enfoque prosódico e discursivo, BP.MS
07/07800-1 - A representação de gêneros digitais na produção escrita escolar, BP.IC
06/03858-2 - Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital, BP.TT
06/02212-1 - Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital, BP.TT
05/52787-8 - Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital., BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Oralidade  Letramento  Escrita  Leitura  Linguagem  Tecnologia da comunicação  Eletrônica digital 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enunciacao | Leitura E Producao De Textos | Letramento | Lingua Portuguesa | Linguagem E Novas Tecnologias | Relacao Oralidade/Escrita
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_379_266_266.pdf

Resumo

Meu objetivo neste trabalho é discutir a relação entre oralidade e escrita em alguns gêneros discursivos produzidos no ambiente da internet. Para o estudo dessa relação, será considerada a noção de letramento, uma vez que se trata de uma noção fundamental para a investigação da relação oral/escrito como fator que marca a heterogeneidade da escrita. Minha proposição é que a relação entre oralidade e escrita seja, portanto, analisada em textos provenientes do contexto da tecnologia digital. De meu ponto de vista, o estudo dessa produção escrita é exemplar não somente por seu caráter de ineditismo, com a investigação das transformações lingüísticas do/no texto, mas também porque ele permite debater questões gerais sobre a relação oral/escrito, presentes em outros tipos de material (como o produzido em contexto escolar formal), com a devida indagação acerca da(s) concepção (ões) de linguagem que rege(m) esses usos. (AU)

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